Prefeito veta projeto que permitia matar animais em situação de rua
Há uns dias, para quem não sabe, um Projeto de Lei havia sido aprovado, que permitia que a prefeitura capturasse e matasse animais encontrados em situação de rua na cidade de Apodi (RN).
Além disso, no texto também constava que animais culturalmente explorados para consumo seriam mortos sob inspeção sanitária, mesmo que estivessem em perfeitas condições de saúde.
E, ainda, retaliava – inconstitucional e ilegalmente – os animais que, porventura, deixassem excrementos nas ruas de Apodi ou, então, destruíssem plantas ornamentais do município.
É imensamente triste que algo desse nível tenha sido sequer considerado.
Animais resgatados precisam de cuidados, não da morte. Me parte o coração saber que esses mesmos seres que eu e as minhas alunas da Mentoria Como Conversar com os Animais nos comunicamos não tenham sua vida valorizada.
A notícia da aprovação do PL causou muita repercussão nas redes sociais, onde ativistas, ONGs de Direitos Animais e grande parte da sociedade repudiou a decisão.
“Criar políticas públicas no combate ao abandono, castração em massa, hospital veterinário público não querem, mas matar inocentes sim! Essa gente se elege somente pelo dinheiro, pelas verbas. Serem atuantes em prol da população, nada! Por isso temos o peso da responsabilidade do voto! No final, se votamos mal, somos cúmplices de pessoas desse naipe.”, disse uma internauta no Instagram.
Em nota a prefeitura disse:
“Acolhendo as RAZÕES de VETO anotadas em justificativa enviada pelo NÚCLEO DE JUSTIÇA ANIMAL da UFPB e pela COMISSÃO ESPECIAL DE DIREITO ANIMAL da OAB/RN, presidida pela Dr.ª Juliana Rocha, VETOU, em 21/09/23, integralmente, o PL n.° 94/2021, aprovado pela CÂMARA MUNICIPAL DE APODI no último dia 14/09/23.”
“Diante da repercussão e manifestação contrária de ativistas e simpatizantes da causa animal, o prefeito Alan Silveira vetou este projeto, mas é preciso que a Câmara de Apodi não derrube este veto. Portanto, é de extrema importância que a sociedade continue mobilizada e cobrando as autoridades para que isto não aconteça. Os animais não têm voz, precisamos falar e gritar por eles.” – Anda News
Reitero: precisamos falar pelos animais. Falar também o que eles querem que seja dito. Para isso, é fundamental que saibamos nos comunicar com eles.
Eu ensino você a falar com os animais aqui.
Além disso, acompanhe nosso Instagram para mais conteúdos: Centro de Consciência Animall